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Central de Atendimento
SISTEMA KRAKEN

1. KRAKEN ADMINISTRATIVE SYSTEM

1.1 DESCRIÇÃO DO SISTEMA KRAKEN

O Sistema de Gestão Administrativa KRAKEN é um conjunto de módulos multiusuários integrados para o planejamento de recursos da empresa e gerenciamento da cadeia de suprimentos.

É completo, inovador e capaz de desenvolver todas as atividades administrativas de qualquer tipo de empresa, idealizado e desenvolvido para gestão de empresas que trabalham organizadas, com vistas na certificação de qualidade.

Com movimentação totalmente descentralizada, os lançamentos realizados pelos usuários alimentam a base de dados integrada, evitando o trabalho repetido de entrada de informações e garantindo a consistência dos dados.

Kraken

A interface do sistema com o usuário é padronizada, ou seja, todas as formas de interação são apresentadas nos mesmos modelos.

As telas têm sempre a mesma aparência, tendo sido desenvolvidas com a filosofia GUI (Graphic user interface - interface gráfica), padrão Windows, permitindo navegação intuitiva e ambiente amigável. As opções disponíveis em menu, bem como as mensagens de alerta, orientação e de erro são claras e objetivas, guiando o operador durante a utilização do sistema.

O KRAKEN permite também que unidades com conexão on-line possam utilizar o sistema de forma remota, trabalhando diretamente nabase de dados corporativa.

Utilizando o Sistema KRAKEN, é possível integrar, de maneira ágil e eficiente, as informações corporativas de unidades da empresa, matriz e filiais, possibilitando uma administração ágil e eficiente.

Todas as operações dependem de autorização de acesso às rotinas, restritas por usuário, dependendo do nível de responsabilidade, e são armazenados Logs que registram todas as ações realizadas. Estes procedimentos garantem total segurança à base de dados, viabilizando controles e auditorias sempre que necessário.

O Sistema KRAKEN é licenciado por empresa e por conexão ao banco de dados. Uma vez adquirido a licença do produto, o cliente poderá utilizar o sistema REMOTAMENTE ou instalar os módulos do sistema em toda sua rede sem custos adicionais, independente do número de equipamentos e/ou usuários.

Com o objetivo de dar a maior flexibilidade aos usuários do sistema, o KRAKEN está dividido nos módulos descritos a seguir.

Kraken
Financer
Account
Manager
Purchase
Stock
Invoice
Inspector
Patrimonio
Layout

2. DESCRIÇÃO DOS MÓDULOS QUE COMPÕEM O SISTEMA KRAKEN

2.1. Financeiro, Contabilidade e Gerenciamento de Custos

Contabilmente, a função destes módulos é fornecer ferramentas para determinação de custos, despesa, receita, prejuízo, lucro e apuração do resultado. Administrativamente, sua função é viabilizar os controles, verificação da validade das operações, dos documentos, das contas e contribuir para evitar ou diminuir erros, fraudes e desperdícios.

Estes módulos fazem a integração das funções de contabilidade, orçamento, finanças e gerenciamento de custos. Seu funcionamento é feito através de parametrização e definição flexível dos cadastros, emitindo relatórios sintéticos e analíticos com valores consolidados, por filial (locais de controle) e por centro de custos, em regime de caixa ou competência, bem como documentos exigidos pela fiscalização para atendimentos de normas legais. Possui análise gerencial do patrimônio administrado, permitindo qualquer visão ou posição, além do controle total do mesmo (contábil, financeiro e ativo fixo) totalmente integrado com atualização simultânea dos lançamentos na base de dados.

A elaboração de orçamentos se faz através de planos plurianuais vinculados ao cadastro de verbas orçamentárias, permitindo assim o acompanhamento da realização financeira de acordo com a previsão orçamentária, utilizando os relatórios comparativos do orçado versus realizado.

2.2. Compras, Estoque e Faturamento

Estes módulos refletem todo o patrimônio e sua gestão, por etapas, a partir da aquisição de bens ou serviços, controlando o estoque por meio do almoxarifado, inscrição dos bens adquiridos nos ativos da entidade e a sua comercialização. A gestão patrimonial inicia-se a partir do momento em que a entidade se depara com a necessidade de aquisição de materiais, serviços, obras e bens móveis ou imóveis.

O módulo de compras controla todo o processo de compra, desde a solicitação, cotação, ordem de compra até a notificação do recebimento da mercadoria/serviço. Controla a aprovação da ordem de compra e disponibiliza informações sobre os últimos preços praticados dos produtos.

O módulo de estoques controla o recebimento, o armazenamento, a requisição e a distribuição dos materiais em estoque, processa as requisições de material e efetua baixa automática no estoque pelo fornecimento de material.

O módulo de faturamento realiza a captação de pedidos de venda e conseqüente emissão das notas fiscais, podendo calcular a comissão de vendedores, gerir as ordens de serviços, emitir duplicatas de cobrança e boletos bancários, fechando toda a cadeia de suprimentos.

2.3. Livros Fiscais

Este módulo é responsável pela escrituração dos Livros de registro de entradas e saídas de mercadorias, Prestação de serviços, apuração do ICMS e IPI, apuração do ISS, duplicatas, bem como o registro do inventario fiscal, realizando a integração total com o SINTEGRA e SPED. Todos os registros são gerados automaticamente pela movimentação das compras, estoque e faturamento.

2.4. Patrimônio e Frotas

Através deste módulo, efetua-se o controle físico e financeiro dos bens patrimoniais, agregando em seu conjunto, informações precisas e de extrema importância como instrumento de gestão do ativo fixo da empresa, permitindo o gerenciamento de suas despesas, localização, empréstimo, seguros, garantias, multas, acidentes e depreciação.

O módulo de Patrimônio e Frotas é totalmente integrado, contabilizando todas as operações patrimoniais simultaneamente (correção, depreciação, transferência de centros de custos, despesas, etc.) e obedecendo todas as exigências legais.

Oferece também valiosas ferramentas de controle gerencial, principalmente em se tratando da frota de veículos, que recebe uma grande ênfase por parte do sistema. Todos os bens são controlados individualmente, possuindo um valioso conjunto de informações com registros históricos dos fatos ocorridos, bem como relatórios que atendem tanto os aspectos legais quanto operacionais e de tomada de decisão.

3. MÓDULO ADICIONAL QUE COMPÕE O SISTEMA KRAKEN

3.1. Layout Módulo Gerenciador de Interfaces

Este módulo tem a função de viabilizar a importação de dados para a base de dados instalada no servidor e a exportação de dados a partir desta mesma base. Funcionam da seguinte forma:

• IMPORTAÇÃO:

Importa dados de arquivos txt com regras cadastradas pelo usuário. Atualiza automaticamente as tabelas do sistema, utilizando todas as regras cadastradas no modelo de importação. O usuário pode cadastrar quantos modelos de importação forem necessários. A leitura de dados gerados por outros sistemas é feita utilizando esta opção.

• EXPORTAÇÃO:

Permite a exportação de todos os dados armazenados na base de dados do Sistema KRAKEN para arquivos nos formatos txt, rtf e html.

O usuário pode cadastrar quantos modelos de exportação forem necessários, utilizando queries SQL para determinar a origem dos dados e, utilizando um layout também definido pelo usuário, grava estas informações no arquivo. Qualquer arquivo nos formatos relacionados pode ser gerado a partir dos dados do banco de dados do Sistema KRAKEN. A geração de arquivos de interface para outros sistemas é realizada utilizando esta opção. Exemplo: arquivos CNAB de diversos bancos diferentes.

4. TECNOLOGIA UTILIZADA NOS SISTEMAS

4.1. Linguagem de Programação

O Sistema KRAKEN foi desenvolvido em Borland Delphi 7, linguagem de alta performance para ambientes Windows.

4.2. Banco de Dados

O Sistema KRAKEN utiliza o banco de dados Firebird. O Firebird é um banco de dados relacional que possui excelente simultaneidade, alta performance e um suporte poderoso a storage procedures e triggers. Backup on line, utilização de rotinas definidas pelo usuário (UDF´s), controle total de transações (transactions) e possibilidade de utilização de generators são algumas das funcionalidades avançadas do Firebird.


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